Seca avança em todo o ES e chega ao nível moderado no Norte capixaba
-
Link copiado
Presente em cinco cidades do Norte do Espírito Santo em outubro, a seca se agravou na região e avançou para todo o território capixaba em novembro. Os impactos são considerados de curto prazo, podendo prejudicar a agricultura e a pastagem nos próximos meses. Confira o que mudou no mapa acima.
O Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) mostra que, na Região Sudeste do país, a combinação de chuvas abaixo da normalidade com temperaturas muito elevadas no mês de novembro proporcionou piora na condição de seca.
No Espírito Santo, a seca fraca (cor amarela no mapa) abrangia apenas Conceição da Barra, Montanha, Mucurici, Pedro Canário e Pinheiros, mas avançou para 54 municípios devido às chuvas abaixo da média e piora nos indicadores. No Norte capixaba houve um agravamento da situação e a seca passou de fraca para moderada em 24 cidades (cor laranja-claro). São elas:
Águia Branca, Alto Rio Novo, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Montanha, Mantenópolis Linhares, Jaguaré, Vila Pavão, Sooretama, São Mateus, São Gabriel da Palha, Vila Valério Pedro Canário, Pancas Nova Venécia, Mucurici, São Domingos do Norte, Rio Bananal, Ponto Belo e Pinheiros.
Vinicius Zagoto
Repórter / [email protected]