Sede administrativa do Ifes vai mudar para o Centro de Vitória
-
Link copiado
A sede administrativa do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), atualmente instalada no bairro Santa Lúcia, às margens da Avenida Leitão da Silva, em Vitória, vai mudar para o Centro da Capital. Segundo a instituição, o imóvel utilizado atualmente é alugado e a mudança deve facilitar o "desenvolvimento de atividades". O Centro de Referência em Formação e Educação à Distância (Cefor), que funciona em uma instalação alugada, em Jucutuquara, deve passar a funcionar no novo edifício.
O Ifes recebeu, da Superintendência de Patrimônio da União no Espírito Santo (SPU-ES), a posse do Edifício Vitória Park, localizado no Parque Moscoso, em Vitória. A assinatura do contrato de cessão de uso gratuito para o instituto aconteceu no último dia 8 e foi realizada mediante apresentação de um plano de ocupação que prevê a instalação da sede administrativa (Reitoria) e do Centro de Referência em Formação e Educação à Distância (Cefor).
Na segunda-feira (18), um grupo de servidores dos setores que vão ocupar o imóvel esteve no local. A previsão é de que as adequações e reformas aconteçam ao longo do ano de 2024 e que os órgãos da Reitoria e os setores do Cefor estejam prontos para atuarem no novo local a partir de janeiro de 2025.
Segundo o reitor do Ifes, Jadir Pela, a mudança coloca a Reitoria e o Cefor em um patamar diferente para o atendimento à sociedade. O reitor também destacou a importância do instituto para o projeto de revitalização do Centro de Vitória. “Teremos em breve uma área de cultura, turismo e gastronomia na região portuária e já temos outras iniciativas sendo implementadas no Centro. Queremos não só nos somarmos a este movimento, implantando um espaço voltado para o conhecimento, como também ser um ponto de referência para o bairro e para a cidade”, disse.
O edifício Vitória Park está localizado na Avenida Cleto Nunes nº 85, no bairro Parque Moscoso, em Vitória, e conta com 12 andares e 9,8 mil metros de área construída, sendo 2 andares destinados para estacionamento de veículos. O prédio abrigava os órgãos da Justiça do Trabalho no Espírito Santo, que passaram a funcionar na Enseada do Suá.
Alberto Borém
Repórter / [email protected]