Sem trégua! Onda de calor no país que atinge ES vai até 24 de fevereiro
-
Link copiado
A onda de calor que atinge grande parte do Brasil não deve dar trégua, o que significa que as altas temperaturas se mantêm por mais alguns dias, afetando, inclusive, cidades do Espírito Santo. De acordo a empresa Climatempo, o fenômeno deve persistir e se intensificar nos próximos dias, estendendo-se até 24 de fevereiro. Além da duração prolongada, a onda de calor deve alcançar novas regiões, com destaque para o Centro-Oeste. As temperaturas em municípios capixabas podem ter aumento de até 7 °C acima da média.

A onda de calor se restringe às áreas em vermelho no mapa, onde as temperaturas permanecerão pelo menos 5 °C acima da média por cinco dias consecutivos. Nas áreas em laranja, o calor será intenso, com temperaturas elevadas entre 3 °C e 5 °C acima da média, mas sem atingir os critérios para ser classificado como onda de calor.
Cidades do Espírito Santo que devem ser afetadas pela onda de calor:
- Afonso Cláudio
- Alegre
- Alfredo Chaves
- Anchieta
- Apiacá
- Atílio Vivácqua
- Bom Jesus do Norte
- Brejetuba
- Cachoeiro de Itapemirim
- Castelo
- Conceição do Castelo
- Divino São Lourenço
- Domingos Martins
- Dores do Rio Preto
- Guaçuí
- Ibatiba
- Ibitirama
- Iconha
- Irupi
- Itapemirim
- Iúna
- Jerônimo Monteiro
- Marataízes
- Mimoso do Sul
- Muqui
- Muniz Freire
- Piúma
- Presidente Kennedy
- Rio Novo do Sul
- São José do Calçado
- Vargem Alta
- Venda Nova do Imigrante
O início da onda de calor não acontece de forma homogênea em todas as regiões. Algumas áreas aquecem mais rápido do que outras, influenciadas pela geografia local e pelas diferenças climáticas regionais, explica a empresa Climatempo. No entanto, ao longo da próxima semana, a tendência é de uma elevação mais generalizada das temperaturas em todas as áreas afetadas.
Apesar do calor intenso, a chuva ainda deve ocorrer nos próximos dias, mas de forma isolada. As pancadas serão mais esparsas e terão pouco efeito na redução do calor.
Alberto Borém
Repórter / abgoncalves@redegazeta.com.br