A Gazeta - Agora

Filtros:
Publicado em 7 de agosto de 2024 às 08:03

Sesa vai enviar SMS para alertar pais sobre vacina da dengue no ES

  • Link copiado
Viu algum erro?
Vacinação contra a dengue, Posto de Saúde de Jardim Camburi
Vacina contra a dengue teve início nos 23 municípios da Região Metropolitana de Saúde, em fevereiro deste ano. Depois, foi ampliada às regiões Central e Norte de Saúde em abril e, em junho, chegou à região Sul de Saúde, alcançando todo território capixaba Crédito: Ricardo Medeiros

Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai começar, a partir desta semana, a enviar mensagens de texto (SMS) para pais e responsáveis de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que ainda não receberam a vacina contra a dengue. A ação, coordenada pelo Programa Estadual de Imunizações (PEI), visa alcançar tanto aqueles que não iniciaram o esquema vacinal quanto os que estão com a segunda dose em atraso.

Na primeira semana, cerca de 80 mil mensagens serão enviadas para pessoas dos 78 municípios capixabas. Segundo a secretaria, até o dia 5 de agosto, 206.801 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos no Espírito Santo não haviam iniciado a vacinação contra a dengue, e 29.197 estavam com a segunda dose em atraso.

A cobertura vacinal atual é de 27,61% para a primeira dose e de 5,10% para a segunda. A Sesa enfatizou que as mensagens são simples e não contêm links, servindo apenas para informar e alertar os pais e responsáveis sobre a importância da vacinação.

A campanha de vacinação contra a dengue no Espírito Santo começou em fevereiro, inicialmente na Região Metropolitana de Saúde, e foi gradualmente estendida para outras regiões do estado. O esquema vacinal consiste em duas doses com um intervalo de três meses entre elas. A iniciativa visa aumentar a adesão à vacinação e garantir a imunização completa dos jovens capixabas.

Felipe Sena

Repórter / [email protected]