Taxa de sindicato: saiba como cancelar cobrança sem enfrentar fila
-
Link copiado
Profissionais da saúde têm ficado horas em filas quilométricas, no Centro de Vitória, para entregar uma documentação que evita o desconto da taxa cobrada pelo sindicato da categoria. Segundo eles, é preciso apresentar uma carta de oposição escrita à mão, além de documento de identidade. No entanto, o Sindicato dos Trabalhadores em Hospitais e Empresas de Saúde Filantrópicas e Privadas do Estado do Espírito Santo (Sintrasades) esclarece que o processo pode ser feito pela internet.
O advogado Diego Nunes, representante da entidade, enfatiza que não é preciso ir até a sede, na Cidade Alta, para protocolar a carta de cancelamento da taxa. Segundo ele, o pedido pode ser feito pelo e-mail da organização — [email protected]. O advogado diz que, a partir do envio da carta de oposição com a assinatura autenticada e do documento de identidade, o profissional de saúde receberá um protocolo, que pode ser apresentado ao RH da empresa onde trabalha como comprovante da não adesão à taxa.
Nunes também atribui as longas filas ao fato de muitos trabalhadores pensarem que a data-limite para entrega dos documentos vai até esta sexta-feira (27). No entanto, de acordo com ele, o prazo termina na próxima terça (31).
A taxa cobrada pelo Sintrasades equivale a 1% de contribuição assistencial e seria descontada do salário dos profissionais todos os meses até outubro de 2024. Para não sofrer esse desconto, os trabalhadores chegam horas antes de o sindicato iniciar o atendimento, que vai das 13h às 16h. A situação está sendo investigada pelo Ministério Público do Trabalho do Espírito Santo (MPT-ES), que informou que vem recebendo denúncias sobre a conduta do sindicato.