A Gazeta - Agora

Filtros:
Publicado em 3 de dezembro de 2024 às 17:34

Ufes passa a ofertar cinco novos cursos de doutorado e um de mestrado

  • Link copiado
Viu algum erro?

Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), após aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, agora oferece seis novos cursos de pós-graduação stricto sensu. Cinco são de doutorado: Agricultura Tropical, no campus de São Mateus, Agroquímica e Tecnologia de Alimentos, ambos no campus de Alegre, no Sul do Estado; Nutrição e Saúde, em Maruípe; Comunicação e Territorialidades, em Goiabeiras – os dois últimos em Vitória. Outra novidade é o mestrado em Ciências da Natureza, também no campus de São Mateus, no Norte do Estado.

Com os novos cursos autorizados, a universidade capixaba agora soma 66 programas de pós-graduação e 107 cursos, sendo 64 mestrados e 43 doutorados. Do total de mestrados, 52 são acadêmicos e 12, profissionais. Já entre os doutorados, 42 são acadêmicos e um é profissional. Esses números credenciam a Ufes como um das 15 universidades brasileiras com a maior quantidade de cursos de pós-graduação.

“Toda essa robustez é resultado de um esforço conjunto da Administração Central, de centros de ensino, coordenadores, professores, técnicos administrativos e estudantes. Os apoios técnico e financeiro da universidade ao longo dos últimos anos no sistema de pesquisa, pós-graduação e inovação são fatores decisivos para esse sucesso”, afirma o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Ufes, Valdemar Lacerda.

* CORREÇÃO: a versão inicial deste texto informava que a Ufes contava com quatro novos cursos de doutorado após aprovação do Ministério da Educação. Entretanto, são cinco novos currículos, contando com o de Agricultura Tropical, que não havia sido incluído na primeira versão. Título e texto foram atualizados.