Vacina da gripe é ampliada para todo o público acima de 6 meses de idade
-
Link copiado
A vacinação contra a Influenza foi ampliada para todas as pessoas acima de seis meses de idade. A ampliação foi autorizada pelo Ministério da Saúde e confirmada pela Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa).
Segundo a pasta, os municípios já podem começar a vacinar ao público-alvo estendido a partir desta quarta-feira (1º), conforme estoques disponíveis. A imunização contra a gripe vale para quem ainda não foi vacinado contra a doença este ano.
O subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, informou que a ampliação ocorre devido ao aumento de casos de infecções respiratórias e do estoque de doses.
“Alcançamos pouco mais de 30% do total dos grupos prioritários. A ampliação vem em boa hora, tendo em vista o período sazonal das doenças respiratórias. A vacinação ‘em massa’ vai contribuir para a redução dos atendimentos ambulatoriais e internações durante o período do outono e inverno, pois nesses períodos as doenças de transmissão respiratórias são mais frequentes e as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados facilitando a transmissão do vírus de uma pessoa para a outra”, ressalta.
A vacinação contra a gripe no Brasil começou no dia 25 de março. A princípio, o público-alvo da imunização envolvia crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade e idosos a partir de 60 anos, além de alguns grupos prioritários.