Veículos do governo do ES vão ser abastecidos com biocombustível
-
Link copiado
Os 8 milhões de litros de combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, utilizados anualmente por veículos leves da frota do governo do Espírito Santo serão trocados por biocombustíveis, como biomassa, etanol e biodiesel. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande durante o evento da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), neste domingo (3), em Dubai, com a presença da presidente da Findes, Cris Samorini.
Casagrande destaca a importância da medida para ajudar a reduzir a poluição na atmosfera gerada a partir da queima de combustíveis fósseis. E aponta o tamanho da queda da emissão de gás carbônico com a adoção de combustíveis produzidos a partir de materiais vegetais, como o etanol, feito a partir da cana-de-açúcar. "Vamos deixar de emitir 13.200 toneladas por ano de gás carbônico, porque o Estado consome oito milhões de litros de combustíveis anualmente. Uma ação importante, que pode servir de exemplo para outros Estados, para outros municípios, para outras instituições”, comentou o governador.
Inédita entre os Estados brasileiros, a medida vai ser adotada em veículos da frota da administração pública estadual, incluídas as autarquias e fundações do Estado, além das contratações de serviços terceirizados. O prazo de adaptação para a transição será de até um ano a contar da publicação do decreto. De acordo com o governo, serão considerados biocombustíveis os insumos energéticos renováveis produzidos a partir de biomassa ou gordura vegetal, dentre os quais, o etanol hidratado, biodiesel, biogás, HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado), biometano e diesel obtido a partir da cana-de-açúcar.
ATUALIZAÇÃO: Esta matéria foi modificada a partir de novas informações enviadas pelo governo do Estado.
Diná Sanchotene
Repórter / [email protected]