Xambinho consegue liberação do TRE-ES para deixar o Podemos
-
Link copiado
Mais um deputado estadual vai poder trocar de partido sem correr o risco de perder o mandato. Nesta quarta-feira (18), o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) liberou o deputado Alexandre Xambinho para deixar o Podemos com justa causa, já que ele foi eleito pelo PSC e o seu partido foi incorporado ao Podemos.
Xambinho é o terceiro parlamentar eleito para uma vaga na Assembleia Legislativa do Espírito Santo em 2022 que o TRE-ES autorizou a mudar de sigla. Os outros dois foram Fabrício Gandini, que vai deixar o Cidadania e deve se filiar ao PSD, e Pablo Muribeca, liberado para se desfiliar do Patriota e que deve ingressar no Republicanos. Os três são pré-candidatos a prefeito em 2024, sendo Gandini em Vitória e os outros dois na Serra.
Diferentemente dos dois colegas de plenário, que já estavam com negociações avançadas antes mesmo da decisão do TRE-ES, Xambinho não fechou seu destino. No final de agosto, ele afirmou à reportagem que mantinha diálogo com duas legendas de centro-direita, mas ainda avaliava ficar no Podemos. Entre as siglas que ele estaria considerando se filiar estão PSD e União Brasil.