> >
12 livros disponíveis em domínio público para ler na quarentena

12 livros disponíveis em domínio público para ler na quarentena

Com obras de nomes como Olavo Bilac, Shakespeare e Machado de Assis, portal do Domínio Público tem diversidade a ser explorada

Publicado em 22 de junho de 2020 às 08:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Biblioteca virtual
Representação biblioteca virtual. (Freepick/ Criado por Macrovector )

Durante a quarentena, fazer compras pode ser uma tentação ainda maior, mas na literatura é possível conter essa vontade. Basta acessar o acervo de obras literárias disponíveis em formato PDF no site Domínio Público para ter à sua disposição diversos títulos de peso gratuitamente, sem precisar aguardar entrega de lojas. O entretenimento fica então garantido por grandes nomes da literatura nacional e internacional.

O destaque fica com Machado de Assis. O autor, que perambulou por diversas linhas de escrita, tem de romances a poesias para livre acesso. Conhecido como um dos maiores ícones da literatura brasileira, o carioca tem uma página dedicada a ele e sua história, produzida pelo Ministério da Educação.

No site especial, estão organizadas suas obras por categoria, além de contar com a cronologia dos seus feitos. Em trecho disponível na homenagem digital ao centenário do autor, é explicado que o propósito da iniciativa foi tornar acessível a sua obra completa, em edições confiáveis e gratuitas. 

Além do conhecido e polêmico "Dom Casmurro", sobre o qual se discute a fidelidade da personagem Capitu, outros romances de Machado estão à disposição dos leitores, como “Quincas Borba” e “Iaia Garcia”. Contos como “Histórias sem datas” e “Relíquias de Casa Velha” também compõem o quadro de obras.

Apesar do destaque, nem só de Machado se fazem as opções. “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri, e a obra completa do poeta multifacetado Fernando Pessoa estão entre os mais acessados no portal do domínio público. Livros de Lima Barreto, Florbela Espanca, Arthur Azevedo, Olavo Bilac e até Shakespeare têm seu lugar entre os títulos de livre acesso em português no acervo.

COMO FUNCIONA O DOMÍNIO PÚBLICO

Uma obra passa a ser de domínio público 70 anos após a morte do autor, a contar do 1º de janeiro do ano imediatamente após o de seu falecimento, é o que assegura a legislação brasileira sobre direitos autorais, assinada em 19 de fevereiro de 1998.

A advogada atuante como assessora jurídica cultural Diana Gebrim explica: “Qualquer pessoa pode utilizar as obras que se encontram em domínio público, independente de autorização ou pagamento de direitos patrimoniais”. No entanto, ressalta que os direitos morais permanecem com o criador para todo o sempre, devendo ser mencionado o crédito da autoria quando reproduzida. Ou seja, o nome do autor deve estar sempre vinculado à sua obra.

Os livros disponíveis no portal Domínio Público, quando não tiveram seus direitos patrimoniais expirados, tiveram seus direitos de divulgação cedidos pelo dono legal da obra, como é o caso de alguns autores que disponibilizaram livros infantis.

A IMPORTÂNCIA DESSAS OBRAS ESTAREM DISPONÍVEIS

Gebrim pondera que a razão pela qual as obras entram em domínio público é garantir a própria difusão de ideias e com isso consagrar a liberdade de expressão assegurada pela Constituição. Essa reflexão está ligada ao fato de que as obras que se enquadram nessa categoria podem ser adaptadas para o cinema, o teatro e até para a literatura com maior facilidade, fazendo com que a cultura produzida pelo livro seja ainda mais expandida. 

"Sendo o direito autoral uma construção social, a razão pela qual as obras entram em domínio público é para garantir a própria difusão de ideias e com isso consagrar a liberdade de expressão, permitindo a efetivação plena dos preceitos constitucionais, como o direito de acesso à informação, à educação, à liberdade de expressão, ou seja, cumprir a função social dos direitos autorais, o que o insere no princípio da universalidade, prevista no art. 215 da Constituição Federal", detalha Gebrim.

O professor de literatura Lucas Gambarini acredita que essas obras garantem também uma democratização do conhecimento. “Hoje ainda no Brasil a aquisição de obras literárias impressas e em e-books tem um valor muito alto, não são todos que têm acesso”, explica o professor.

Gambarini comenta que muitos dos que têm a possibilidade econômica de adquirir livros, acabam não os valorizando o suficiente para investir nesses bens culturais. O educador destaca que a informação de que esses livros estão disponíveis gratuitamente é pouco divulgada.

“As pessoas não têm muito a distinção do que está disponível em domínio público e do que está disponível ilegalmente”, ressalta Gambarini.

Para você ficar por dentro de algumas obras que estão com seu acesso liberado legalmente no portal Domínio Público, confira a lista:

OS SERTÕES 

Livro "Os Sertões". (Reprodução/ Capa "Os Sertões" editora Mogul)

DIVINA COMÉDIA

Divina Comédia
Livro "Divina Comédia". (Reprodução/ Capa "Divina Comédia" Ebooks Brasil)

CONTOS DE LIMA BARRETO

Contos de Lima Barreto
Livro "Contos de Lima Barreto". (Reprodução/ Capa "Contos de Lima Barreto" editora Itapuca)

LIVRO DO DESASSOSSEGO

Livro do Desassossego
Livro do Desassossego, de Fernando Pessoal. (Reprodução/ Capa "Livro do Desassossego" editora Companhia das Letras)

EU E OUTRAS POESIAS

Eu e Outras Poesias
Livro "Eu e Outras Poesias". (Reprodução/ Capa "Eu e Outras Poesias" editora L&PM)

O MERCADOR DE VENEZA

O Mercador de Veneza
Livro "O Mercador de Veneza". (Reprodução/ Capa "O Mercador de Veneza" editora Martin Claret)

A ILUSTRE CASA DE RAMIRES 

A Ilustre Casa de Ramires
Livro "A Ilustre Casa de Ramires". (Reprodução/ Capa "A Ilustre Casa de Ramires")

CHARNECA EM FLOR

Charneca em Flor
Livro "Charneca em Flor". (Reprodução/ Capa "Charneca em Flor")

DOM CASMURRO

Dom Casmurro
Livro "Dom Casmurro". (Reprodução/ Capa "Dom Casmurro")

VIAGENS DE GULLIVER

Viagens de Gulliver
Livro "Viagens de Gulliver". (Reprodução/ Capa "Viagens de Gulliver" Ebooks Brasil)

ALMA INQUIETA 

Alma Inquieta
Livro "Alma Inquieta". (Reprodução/ Capa "Alma Inquieta" Editora DCL)

DOM QUIXOTE DE LA MANCHA

Dom Quixote
Livro "Dom Quixote". (Reprodução/ Capa "Dom Quixote" Editora Revan)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais