> >
'Aborto é mais que necessário', diz Mourão sobre criança estuprada no ES

"Aborto é mais que necessário", diz Mourão sobre criança estuprada no ES

Criança foi estuprada por um tio em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, e ficou grávida. Aborto, previsto em lei, foi realizado

Publicado em 17 de agosto de 2020 às 21:21

O caso da criança capixaba de dez anos que realizou um aborto legal no Recife após ser vítima de seguidos estupros de um tio por quatro anos gerou repercussão nacional e opiniões pró e contra o procedimento. Veja abaixo o que disseram políticos, ativistas e religiosos sobre o caso:

Vice-presidente da República Hamilton Mourão
Vice-presidente da República Hamilton Mourão ressaltou a legalidade do procedimento para interrupção da gravidez de uma menina de dez anos  Crédito: Alan Santos/PR

"Esse é um crime que foi cometido contra esta criança. O nosso Código Penal é claro, em casos como esse o aborto é mais que necessário, é recomendado. Como é que uma menina de 10 anos de idade vai ter um filho e vai criar um filho? Isso é um absurdo"

Hamilton Mourão (PRTB)

Vice-presidente da República

"O lamentável caso da criança de São Mateus, município situado a 240 km de Vitória, encaminhado para o Cisam, no Recife, terminou com a morte da menina de cinco meses. Tudo realizado às pressas, em dia de domingo, com dificuldade de articulação, além das informações desencontradas. Conclusão: o mandamento destacado por Jesus no texto que citamos inicialmente foi mais uma vez desrespeitado"

Dom Antonio Fernando Saburido

Arcebispo de Olinda e Recife

"Só espero que as polícias de todos os estados da Federação se unam para pegar o demônio que fez a criança de dez anos passar por tanto sofrimento. O caso é de tal gravidade, que o Ministro da Justiça haveria de cuidar dele pessoalmente!"

Janaína Paschoal (PSL-SP)

Deputada estadual 

"Minha equipe já está entrando em contato com as autoridades de São Mateus para ajudar a criança, sua família e para acompanhar o processo criminal até o fim"

Damares Alves

Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

"Tratar quem está em situação de tamanha fragilidade e sofrimento com agressão, falta de respeito e amor não encontra qualquer respaldo ético, moral e muito menos espiritual"

Marina Silva (Rede)

Ex-ministra do Meio Ambiente e evangélica

"Tentar levar adiante uma gestação num corpo infantil é uma violência abominável também. Leis protegem a menina. É urgente. Não há tempo para política. É questão de Justiça. Ponto"

Maria do Rosário (PT-RS)

Deputada federal 

"No caso, penso que a premissa do aborto é única: preservar a vida da criança. O quadro revela o perfil animalesco do homem. A gravidez de criança com 10 anos estarrece"

Marco Aurélio Mello

 Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal)

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais