Publicado em 8 de maio de 2024 às 11:33
A circulação de informações sobre a retirada da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca, após a farmacêutica reportar um efeito colateral muito raro, levou o Ministério da Saúde a divulgar um comunicado para reforçar a segurança do imunizante e explicar sobre essas possíveis adversidades (veja abaixo).
A AstraZeneca afirmou, em documentos judiciais, que a vacina pode causar a síndrome de trombose com trombocitopenia (STT), segundo dados divulgados pelo jornal britânico The Telegraph e confirmados pela Folha.
Com isso, de acordo com a pasta da Saúde, "grupos e páginas antivacina começaram a espalhar conteúdos enganosos sobre o ocorrido e gerar desconfiança na população em relação às vacinas".
E o ministério reforça: "A ciência, a partir de fatos comprovados, garante: as vacinas contra Covid-19 são seguras e efetivas na prevenção de formas graves da doença, reduzindo significativamente o risco de hospitalizações, complicações e mortes em decorrência da infecção pelo vírus SARS-CoV-2".
Confira o que diz o Ministério da Saúde sobre a vacina:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta