Um casal foi detido no Ceará após investigação apontar fraude e desvio de doações que seriam destinadas ao Rio Grande do Sul. O homem e a mulher, os dois de 50 anos, foram presos preventivamente em casa, em Fortaleza, nesta quinta-feira (13). Também foi realizada busca e apreensão na residência deles, onde documentos falsos foram localizados. O caso faz parte das investigações da Operação Dilúvio Moral, da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, que contou com apoio da polícia no Ceará.
A dupla fraudou chaves Pix para desviar recursos que seriam doados ao RS. Para a fraude, os dois abriam contas com documentos falsos e criavam endereços similares às utilizadas em campanhas de arrecadação para as enchentes. O cadastro alterava apenas um dígito da chave verdadeira. Assim, os valores de contribuições eram desviados quando as vítimas se equivocassem na hora de digitar os dados para enviar o dinheiro.
Entre os alvos estavam campanhas de doação de influenciadoras digitais para o cuidado de animais resgatados. Por serem informações amplamente divulgadas nas redes sociais, as organizadoras começaram a receber mensagens de seguidores que notaram o erro no destinatário. O casal criou cerca de 235 chaves Pix distintas. A investigação revelou que, somente em maio, novos cadastros foram realizados todos os dias pela dupla. O UOL tenta localizar a defesa do casal. O espaço fica aberto para manifestações.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta