> >
CBF repudia uso da camisa da seleção em atos antidemocráticos

CBF repudia uso da camisa da seleção em atos antidemocráticos

Nota da Confederação frisa que a CBF é "uma entidade apartidária e democrática", e que a camisa deve ser usada para "unir, não para separar, os brasileiros"

Publicado em 9 de janeiro de 2023 às 14:51

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou nesta segunda-feira (9) uma nota para repudiar o uso da camisa da seleção brasileira em "atos antidemocráticos e de vandalismo", como os que foram vistos no domingo (8). Em Brasília, terroristas invadiram e vandalizaram o Palácio do Planalto, o Congresso e o STF (Supremo Tribunal Federal).

Muitos dos que invadiram a sede dos Três Poderes estavam usando o uniforme da equipe verde-amarela.

Bolsonaristas invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto
Bolsonaristas em ato antidemocrático, em Brasília. (Marcelo Camargo | Agência Brasil)
Aspas de citação

A CBF é uma entidade apartidária e democrática. Estimulamos que a camisa seja usada para unir, não para separar, os brasileiros. A entidade repudia veementemente que a nossa camisa seja usada em atos antidemocráticos e de vandalismo. 

Confederação Brasileira de Futebol (CBF)
Nota de repúdio
Aspas de citação

O texto destaca, ainda, que a camisa é um "símbolo da alegria do nosso povo". "É para torcer, vibrar e amar o país."

Desde as eleições gerais no Brasil, em outubro do ano passado, a CBF tem atuado para dissociar a camisa amarela dos movimentos políticos que tomaram o país nos últimos anos, especialmente durante o último ciclo eleitoral. Os apoiadores do agora ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) adotaram o uniforme da seleção como um símbolo.

Às vésperas da Copa do Mundo no Qatar, a CBF divulgou campanhas publicitárias para destacar que o uniforme da seleção era um símbolo nacional, não de um grupo específico.

Aspas de citação

A camisa da seleção é de todos os brasileiros, não é desse ou daquele. É daqueles que fizeram a história do futebol brasileiro acima de tudo

Ednaldo Rodrigues
Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)
Aspas de citação

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais