A Fiocruz anunciou, nesta segunda-feira (27), a conclusão da produção dos primeiros lote nacional de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a vacina contra a Covid-19. A previsão para entrega de vacina com IFA nacional, porém, é só para o último trimestre do ano.
Segundo a fundação, os dois lotes prontos - o primeiro deles finalizado no começo de setembro - agora deverão passar por testes de controle de qualidade para, então, seguir para a produção de vacina de fato.
Essas produções servem para confirmar o funcionamento do e eventuais necessidades.
Já há mais dois lotes de IFA em produção e um terceiro planejado.
A Fiocruz produz, com direito à transferência de tecnologia, a vacina desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. Por isso mesmo, a AstraZeneca realiza comparações a fim de confirmar que o resultados reproduzem o que se espera.
A fundação de pesquisa ainda precisa atualizar, junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a mudança de local da fabricação do IFA.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta