> >
Dom Odilo, arcebispo de São Paulo, renuncia, e papa pede que fique mais 2 anos

Dom Odilo, arcebispo de São Paulo, renuncia, e papa pede que fique mais 2 anos

O procedimento é praxe na norma canônica. Segundo ela, ao atingir essa idade, "o bispo diocesano é solicitado a apresentar a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice"

Publicado em 8 de outubro de 2024 às 09:54

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura
Odilo Scherer celebrou o ato litúrgico em comemoração ao aniversário da construção da catedral. Nesta quinta-feira (5). (Foto: Celso Luix/Ato Press/Folhapress)
O arcebispo pediu aposentadoria do governo pastoral e deve retirar-se de fato do ofício apenas aos 77 anos . (Folhapress/AtoPress/Celso Luix)

O cardeal dom Odilo Scherer renunciou ao comando da Arquidiocese de São Paulo, e o papa Francisco aceitou o pedido. O arcebispo divulgou nesta terça (8) uma carta em que anuncia que apresentou o pedido para abdicar do "governo pastoral" no dia 21 de setembro, dia em que completou 75 anos. 

O procedimento é praxe na norma canônica. Segundo ela, ao atingir essa idade, "o bispo diocesano é solicitado a apresentar a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, que, ponderando todas as circunstâncias, tomará providências". Scherer diz na carta que o papa pediu que ficasse mais dois anos no cargo no qual estava desde 2007.

Francisco acolheu a solicitação de uma forma considerada célere nos bastidores da Igreja Católica, em menos de um mês. Ele ainda não disse quem deverá suceder dom Odilo. "Sigamos em frente, preparando-nos mediante a oração para viver intensamente o Ano Jubilar de 2025, como 'peregrinos da esperança'", diz o arcebispo metropolitano de São Paulo. Ele termina o texto pedindo que "Deus abençoe a todos e os conserve em seu amor".

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais