> >
Eleições municipais têm 1,5 mi de mesários treinados

Eleições municipais têm 1,5 mi de mesários treinados

Treinamento não é pré-requisito, já que eleitores na fila de votação podem ser convocados para atuação, em caso de ausência

Publicado em 6 de outubro de 2024 às 13:40

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura
Mesário no dia eleição: dois dias de folga no trabalho pelo serviço cívico
Mesário no dia eleição: dois dias de folga no trabalho pelo serviço cívico. (Divulgação)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou que mais de 1,5 milhão de mesários foram treinados para as eleições municipais deste ano. Desses, a maior parte, cerca de 1 milhão de pessoas, finalizou o treinamento de forma online. O prazo para completar a preparação, que estava disponível na plataforma de EAD do TSE no aplicativo, terminou às 23h59 do sábado (5).

No total, foram 1.516.027 pessoas treinadas, sendo 1.043.840 pelas plataformas, frente a 472.187 treinados presencialmente até a sexta-feira (4) nos cartórios eleitorais.

Os presidentes de seção são treinados de forma presencial. No entanto, o treinamento não é pré-requisito para a atuação, já que eleitores na fila de votação podem ser convocados para atuar como mesários em caso de ausência, conforme prevê o Código Eleitoral.

Este vídeo pode te interessar

O treinamento consiste em instruções acerca dos procedimentos que devem ser realizados antes, durante e após a votação. Com a conclusão das aulas, os mesários precisaram fazer os exercícios, na opção "Teste seus conhecimentos", e responder à pesquisa de satisfação para obter o certificado de conclusão do treinamento.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais