SÃO PAULO - Começa nesta segunda-feira (15) o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2024. O prazo vai até 26 de abril.
Os interessados devem pedir o benefício no site do Inep, na Página do Participante. Quem teve o pedido de isenção aceito no Enem 2023, mas faltou à prova, precisa justificar a ausência na mesma plataforma para ter direito a isenção novamente.
O resultado dos candidatos que conseguiram a isenção de taxa será divulgado em 13 de maio. Há ainda uma fase para recurso, entre os dias 13 e 17 de maio.
O Inep, órgão responsável pelo exame, ainda não divulgou outras informações sobre a edição de 2024, como as datas das provas e o valor da inscrição. No ano passado, assim como vem ocorrendo desde 2019, candidatos sem isenção da taxa pagaram R$ 85.
Assim como nos últimos anos, a prova deve acontecer em dois domingos consecutivos. No primeiro dia, os candidatos fazem a redação e as provas de linguagens e ciências humanas. No segundo dia, as provas de ciências da natureza e matemática.
O mesmo período para pedido da isenção de taxa vale para apresentação de justificativa de ausência na edição de 2023.
Dos 3,9 milhões de inscritos para o Enem 2023, 1,2 milhões não fizeram o exame. Ou seja, a taxa de abstenção foi de 32%. O volume de faltosos é considerado alto pelo Ministério da Educação e tem se mantido nos mesmos patamares nos últimos anos.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta