> >
Entenda decisão de Alexandre de Moraes, do STF, contra rede social X, de Elon Musk

Entenda decisão de Alexandre de Moraes, do STF, contra rede social X, de Elon Musk

Ministro do STF Alexandre de Moraes decidiu pela suspensão da rede social X após empresa ignorar decisões judiciais

Publicado em 2 de setembro de 2024 às 07:58

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura
Imagem BBC Brasil
(BBC)

Nesta sexta-feira (30/08), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu pela suspensão da rede social X, o antigo Twitter.

Moraes havia intimado o bilionário Elon Musk, dono do X desde outubro de 2022, a indicar um representante legal no Brasil no prazo de 24 horas.

No último dia 17 de agosto, Musk decidiu fechar o escritório do X no Brasil, em meio a pedidos de Moraes para suspender perfis de investigados em inquéritos no STF, com possibilidade de multa em caso de descumprimento.

Musk, que passou ele próprio a ser investigado no Supremo, tem rejeitado cumprir as decisões judiciais de Moraes por acusá-las de censura.

Na sua decisão, Moraes apontou um suposto incentivo de Musk e da plataforma a discursos extremistas, uma suposta prática de obstrução de justiça, além da falta de um representante legal no país como motivos para a suspensão.

O repórter Vitor Tavares explica os detalhes da decisão judicial de Moraes neste vídeo.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais