> >
Entenda, passo a passo, como é feita a consulta de vaga no Sisu

Entenda, passo a passo, como é feita a consulta de vaga no Sisu

Sistema é a principal porta de acesso para instituições públicas de ensino superior de todo o País

Publicado em 20 de janeiro de 2025 às 12:55

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Sisu 2025 abriu suas inscrições na última sexta-feira (17)
Sisu 2025 abriu suas inscrições na última sexta-feira (17). (Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)
Redação O Estado de S. Paulo

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 podem participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), principal porta de entrada para o ensino superior público. As vagas nas universidades e institutos federais podem ser consultadas até terça-feira, 21 de janeiro.

Ao todo, são 261.799 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do País, incluindo as mais de 68 mil vagas disponíveis para o Pé-de-Meia das Licenciaturas, que oferta uma bolsa mensal de R$ 1.050 para universitários que escolherem a graduação em uma das áreas de Licenciatura no Sisu.

No Espírito Santoestão sendo ofertadas 6,6 mil vagas. A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), vão ofertar, respectivamente, 4.997 e 1.629 vagas em cursos de graduação.

Para consultar as vagas no Sisu, os candidatos devem seguir o passo a passo:

  1. Acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e clique em "Consultar oferta de vagas e notas de corte" (acima de "Tire suas dúvidas sobre o Sisu").
  2. Filtre a busca por municípios, instituições ou cursos.
  3. Ao consultar a instituição, será possível analisar todos os cursos e as vagas ofertados. Se optar por consultar o curso, será possível ver todas as instituições em que é possível aplicar. Já por município, será possível ver todas as instituições e cursos naquela cidade.
  4. Clique no curso de interesse e analise a reserva de vagas e o total de vagas disponíveis. Enquanto as inscrições para o Sisu estiverem aberta, é possível ver também a nota de corte do dia anterior (após o dia 21, a nota de corte será a final).

Podem se inscrever no Sisu os candidatos que não obtiveram zero na prova de redação. A inscrição é gratuita. É vedada a participação de quem declarou ter feito o Enem 2024 na condição de treineiro.

Cronograma Sisu 2025

  1. Inscrição: 17/1 a 21/1
  2. Chamada regular: 26/1
  3. Manifestação de interesse na lista de espera: 26/1 a 31/1
  4. Matrícula: 27/1 a 31/1

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais