> >
Funkeiro explica origem do termo 'tchutchuca' usado contra Bolsonaro

Funkeiro explica origem do termo 'tchutchuca' usado contra Bolsonaro

Leandrinho, do Bonde do Tigrão, jura que não há demérito em ser chamado assim; Paulo Guedes já havia se irritado antes

Publicado em 19 de agosto de 2022 às 21:19

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
  • Ana Cora Lima

RIO DE JANEIRO - Dez letrinhas formam a palavra do momento: Tchutchuca. Só dá ela nas redes, nas mesas de bar e na imprensa nacional e internacional desde a tarde desta quinta-feira (18), quando o presidente Jair Bolsonaro reagiu furiosamente ao ser chamado de "Tchutchuca do Centrão" pelo youtuber Wilker Leão, em Brasília.

Desde então, experts, leigos e curiosos em geral tentam explicar a etimologia da palavra. Eles já chegaram à pré-história nessa busca pela sua origem, mas até agora há uma única certeza: ela foi popularizada pelo grupo de funk carioca Bonde do Tigrão no início dos anos 2000, com o funk de mesmo nome. Virou hit.

Leandro Moraes
Leandro Moraes nega resquício de machismo e vulgaridade no termo "tchutchuca". (Instagram / Reprodução)

Em entrevista, o vocalista do Bonde, Leandro Moraes, conta o que, afinal, é uma Tchutchuca, e quem o inspirou a escrever a letra. Ao contrário do que muita gente pensa, não é o caso de tirar as crianças da sala. Leandrinho, como o funkeiro é chamado, nega qualquer resquício de machismo ou vulgaridade.

"Quando fiz a música estava pensando no meu sobrinho. Ele tinha acabado de nascer, e a gente o chamava de Tchutchuco", diz. "Tinha também uma novela na Globo chamada 'Uga Uga', em que um índio queria pegar nos seios de uma mulher e ficava falando 'tchuque tchuque'". Foi deste mix, garante, que nasceu o clássico do funk carioca. Mas, alto lá.

É inegável que há (bastante) malícia na letra. Estaria Leandrinho pensando no sobrinho ao escrever "Vem, vem, tchutchuca/ Vem aqui pro seu tigrão/ Vou te jogar na cama/ E te dar muita pressão"?

O funkeiro não nega que a palavra é, sim, uma gíria voltada "para a mulherada", segundo suas próprias palavras. Ele, no entanto, refuta a ideia de uma mulher submissa.

"Por mais que nossas letras tenham um duplo sentido, Tchutchuca tem um significado legal de amor, afeto, carinho e respeito", assegura o funkeiro.

Wilker Leão e Jair Bolsonaro
Bolsonaro segurou o youtuber Wilker Leão após ser chamado de "tchutchuca do Centrão". (Emerson Soares / TV Globo / Reprodução)

Ok, ok. Mas faltou combinar com Bolsonaro e com Paulo Guedes, o primeiro integrante do alto escalão a subir nas tamancas ao ser chamado assim.

Isso foi em 2019, quando o deputado petista Zeca Dirceu afirmou, em uma audiência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que o ministro da Economia agia como "Tigrão" em relação a aposentados, idosos e pessoas com deficiência, mas como "Tchutchuca" em relação aos banqueiros e à "turma mais privilegiada do país".

Irritado, quase colérico, Guedes revidou e gritou para o parlamentar que "Tchutchuca é a sua mãe e a sua avó!" Mesmo com o microfone desligado, deu para ouvir cada sílaba na transmissão ao vivo.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais