SÃO PAULO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 46% das intenções de voto e mantém a liderança entre os presidenciáveis, segundo a nova pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta segunda-feira (12). Ele é seguido pelo presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), que tem 31%.
Os dados do atual levantamento — os primeiros após os atos bolsonaristas no 7 de Setembro — apontam estabilidade. O petista oscilou dois pontos para cima em relação ao levantamento anterior, feito na semana passada, enquanto o atual chefe do Executivo manteve o mesmo número.
Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) ocupam as terceira e quarta posição com 7% e 4%, respectivamente. O pedetista aparecia com 8% na mesma pesquisa da semana anterior e a emedebista manteve a mesma pontuação. Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe D’Avila (Novo) têm 1%.
Brancos e nulos somam 6% e 4% não sabem ou não responderam. Os demais candidatos não atingiram 1%.
Contratada pela TV Globo, a pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 11 de setembro e entrevistou 2.512 eleitores presencialmente em 158 municípios. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01390/2022. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança estimado em 95%.
A nova pesquisa Ipec também aponta que o ex-presidente Lula (PT) tem 53% de intenção de votos em um eventual segundo turno, enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 36%. Brancos e nulos são 8% e os 3% restantes não sabem ou não responderam.
Lula oscilou um ponto para cima e Bolsonaro se manteve com o mesmo índice em relação à pesquisa anterior, divulgada na semana passada.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta