> >
"Parecia que estava caindo na minha casa", diz moradora sobre queda de avião em SP

"Parecia que estava caindo na minha casa", diz moradora sobre queda de avião em SP

A moradora diz que viu o momento da queda de uma aeronave com 61 pessoas. Não há sobreviventes, segundo o governador de São Paulo

Publicado em 9 de agosto de 2024 às 16:44- Atualizado há 3 meses

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura

Uma moradora de Vinhedo relata ter ouvido diversas explosões. Ana Lúcia de Lima diz que viu o momento da queda de uma aeronave na tarde desta sexta-feira (9). A Voepass, antiga Passaredo, indicou que o voo tinha 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo, mas depois atualizou o número para 57 passageiros — ou seja, 61 pessoas estavam a bordo da aeronave. Não há sobreviventes, segundo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. "Parecia que ele estava caindo na minha casa", contou. A tosadora de cães, que mora no condomínio há 15 anos, afirmou que viu o momento em que o avião caiu.

Queda era um medo antigo, explica. "Já pensei [sobre a possibilidade de queda], porque é uma rota aqui do aeroporto nosso, é uma rota, né? Até uma época mudaram a rota, mas parece que voltou de novo. O nosso território aéreo aqui é uma rota muito grande de aviões que pousam e que descem no aeroporto aqui de Campinas", relata.

"A primeira explosão foi forte, já começou a sair uma fumaça mais escura, e aí depois continuou tendo várias explosões, mas num período de tempo bem longe uma da outra", disse Ana Lúcia. Entre os 61 ocupantes do avião estavam 57 passageiros e quatro tripulantes, informou a Voepass, responsável pelo voo. A aeronave tinha capacidade para 68 pessoas.

Aeronave saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). A decolagem da aeronave ocorreu às 11h50 e a previsão de aterrissagem era às 13h45.

O que se sabe sobre o acidente 

Aeronave do modelo ATR-72 pertencia à Voepass Linhas Aéreas. Em nota, a companhia informou que não há confirmação sobre como o acidente ocorreu nem sobre a situação atual das pessoas que estavam no voo. Sete equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local. A ocorrência foi recebida às 13h25, segundo a corporação.

Um vídeo mostra momento da queda. Nas imagens, gravadas por moradores da região do Distrito Industrial, é possível ver a aeronave despencando. A queda ocorreu na rua João Edueta, segundo o Corpo de Bombeiros. Aeronave despencou quase quatro mil metros em dois minutos. O registro de voo do Flight Radar mostra que o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4 mil pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido pela plataforma. Pelo registro, é possível ver que a aeronave caiu pouco antes de pousar.

O aeroporto de Cascavel está em contato com famílias de possíveis vítimas. Em nota, o Aeroporto Regional de Cascavel informou que a Voepass é o único órgão que tem informações oficiais sobre o caso. Familiares de passageiros podem contatar companhia aérea por telefone. Em nota, a Voepass disponibilizou o número 0800 9419712 para dar informações a parentes de passageiros ou colaboradores. O serviço funciona ininterruptamente, segundo a companhia.

Integrantes da Cenipa estão a caminho do local para investigar o acidente e auxiliar no resgate. Em nota, a Força Aérea Brasileira informou que representantes do órgão em São Paulo foram mobilizados para a ocorrência. Fabricado em 2010, o avião estava com situação regular na Anac. Em nota, a agência afirmou que monitora a prestação de atendimento às vítimas e aos familiares.

Minuto de silêncio

O presidente Lula faz homenagem às vítimas em evento oficial. Em evento na tarde desta sexta em Itajaí (SC), o presidente pediu um minuto de silêncio. "Acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo, com 57 passageiros e quatro tripulantes. Parecem que todos morreram.", disse. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) está a caminho de Vinhedo. Em nota, o Governo de SP informou que ele deve acompanhar os trabalhos das equipes.

Nota da Voepass sobre o acidente:

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais