A posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para seu terceiro mandato como presidente do Brasil vai acontecer no próximo domingo (1º), em Brasília (DF). Com a expectativa da presença de representantes de 120 países, a cerimônia terá início às 14h20, com a chegada de Lula e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), à Catedral Metropolitana de Brasília (DF). A seguir, será a vez do tradicional desfile de carro rumo ao Congresso Nacional para a sessão solene da posse. Antes e depois do evento, haverá shows na Esplanada dos Ministérios, com a participação de mais de 40 artistas. Confira todos os detalhes abaixo.
A cerimônia terá início às 13h45 com a chegada dos convidados, chefes de Estado e de governo. Às 14h20, será a vez de o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, chegar à Catedral de Brasília, acompanhado do vice, Geraldo Alckmin.
De acordo com o roteiro, logo depois Lula sairá de carro direção ao Congresso. Ainda falta definir se o percurso, com duração prevista de 10 minutos, será feito em veículo aberto ou blindado, por questões de segurança.
No parlamento, a sessão solene deve começar às 15h. Lá, Lula e Alckmin serão recebidos pelos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco. Ambos farão o Compromisso Constitucional e assinarão o termo de posse. Depois, o novo presidente fará um pronunciamento à nação. A seguir, irá para a área externa do Congresso para uma cerimônia de honras militares.
Lula e Alckmin seguirão para o Palácio do Planalto. Lá, ao pé da rampa ou no parlatório, como é de praxe, o petista receberá a faixa presidencial. Como o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), não deverá estar presente à cerimônia, ainda não se sabe como ocorrerá a entrega da faixa ao novo presidente. Logo depois, Lula ainda participará da solenidade no Itamaraty, com recepção aos chefes de Estado.
As principais emissoras de TV aberta transmitirão ao vivo a posse do presidente eleito. Globo, SBT e Band já anunciaram que vão alterar suas grades para exibir a cerimônia.
Na Globo, já no sábado (31), o Jornal Nacional será apresentado por William Bonner diretamente de Brasília. Ao lado de Renata Lo Prete, Bonner também comandará a transmissão da posse de Lula no domingo (1º), a partir das 14 horas.
O Fantástico também será exibido diretamente de Brasília pelas apresentadoras Poliana Abritta e Maju Coutinho.
A Band vai transmitir a cerimônia das 13h às 18h, sob o comando dos apresentadores Eduardo Oinegue e José Luiz Datena. Às 22h30, haverá uma edição especial do “Canal Livre” sobre a posse de Lula.
O SBT não divulgou detalhes da cobertura, mas a programação terá o comando do jornalista Marcelo Torres. A Record TV, a princípio, deve fazer flashes da cerimônia ao longo do domingo (1º).
Entre os canais fechados, a CNN anuncia uma cobertura ao vivo com mais de 13 horas de duração, tendo início às 8 horas. A GloboNews também fará a transmissão do evento desde as primeiras horas do domingo (1º).
Também será possível acompanhar a cerimônia pelo computador ou celular, por meio do Globoplay, serviço de streaming da TV Globo, pelo site oficial do SBT e da Band.
Com organização da futura primeira-dama, Janja Lula, o “Festival do Futuro” vai acontecer na Esplanada dos Ministérios para festejar a posse de Lula, a partir das 10 horas. O evento contará com shows de diversos artistas, nos palcos Gal Costa e Elza Soares, nomes escolhidos em homenagem a duas cantoras que morreram em 2022.
O festival terá a apresentação de Titi Müller e Paulo Vieira e contará com transmissão online, mas ainda não foi divulgado em quais canais. Confira abaixo os nomes confirmados nos shows.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta