> >
Prefeitura do Rio prevê vacinar maiores de 18 anos contra Covid-19 até agosto

Prefeitura do Rio prevê vacinar maiores de 18 anos contra Covid-19 até agosto

Cronograma anterior ia até outubro, mas novas remessas permitirão a antecipação; Ministério da Saúde diz que vacinação para adolescentes a partir dos 12 anos está em discussão

Publicado em 18 de junho de 2021 às 17:10

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
 GERAL - BRASILIA, COVID-19, VACINAÇÃO DRIVE-THRU CORONAVAC -Profissional de saúde nesta quinta-feira, 18 de março, prepara uma dose da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, antes de aplicar em idoso em um drive-thru. 18/03/2021
Profissional de saúde aplica uma dose da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, antes de aplicar em idoso em um drive-thru. (MATEUS BONOMI/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO)

A prefeitura do Rio de Janeiro resolveu acelerar o calendário de vacinação contra a Covid-19. A partir da mudança no plano, anunciada nesta sexta-feira (18), o município pretende imunizar com a primeira dose todos os cariocas com 18 anos ou mais até 31 de agosto. Pelo cronograma anterior, essa etapa terminaria em 21 de outubro.

A prefeitura também anunciou que adolescentes de 12 a 17 anos devem ser vacinados já em setembro, entre os dias 1º e 15, embora esse grupo ainda não esteja contemplado no Plano Nacional de Imunização.

"É com enorme felicidade que anuncio que toda a população da cidade do Rio de Janeiro com mais de 18 anos vai estar vacinada até o dia 31 de agosto. Ou seja, um mês e 21 dias antes do calendário que a gente já tinha anunciado", disse o prefeito Eduardo Paes (PSD) em manifestação nas redes sociais.

"Graças a muito planejamento e trabalho, a gente dá esse importante passo para vencer a Covid. E só lembrando que os cuidados continuam, não esqueçam a máscara nem a segunda dose", acrescentou.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou que as datas foram definidas com base na previsão de chegada dos imunizantes. A pasta acrescentou que o calendário pode ser cumprido caso não haja atraso nos repasses.

Segundo a prefeitura, até esta quinta (17), 50% das pessoas maiores de 18 anos (2,66 milhões) já foram vacinadas com a primeira dose contra o coronavírus.

O novo calendário de imunização foi anunciado durante a divulgação do 24º Boletim Epidemiológico, no Centro de Operações Rio. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve no local.

Nesta sexta-feira, Queiroga também participou de ato de vacinação de pessoas em situação de vulnerabilidade social. O ministro foi à praça da Cruz Vermelha, no Centro, com equipes que prestam assistência a essa população.

O prefeito Paes anunciou ainda que gestantes e puérperas sem comorbidades, a partir de 18 anos, também podem se vacinar contra a Covid-19 na próxima semana, de 21 a 26 de junho. Para garantir as doses, esse grupo deve assinar termo de consentimento.

Paes recebeu na quinta-feira a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Ele foi imunizado na quadra da sua escola de samba de coração, a Portela, em Madureira.

"A gente tem passado por esse período tão difícil, tantas pessoas já morreram dessa doença. Para mim, é uma alegria enorme. É um sentimento que todo mundo tem ao tomar essa vacina de que a gente vai poder viver a vida normal, voltar a abraçar, confraternizar e, claro, no caso do Rio de Janeiro, poder voltar a ter Carnaval", disse Paes na ocasião.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais