> >
Relógio de dom João 6° destruído no 8/1 é restaurado e volta ao Planalto

Relógio de dom João 6° destruído no 8/1 é restaurado e volta ao Planalto

Peça histórica trazida ao Brasil pelo monarca ficava exposta no terceiro andar do Palácio quando foi depredada

Publicado em 7 de janeiro de 2025 às 13:33

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura

BRASÍLIA - O relógio de dom João 6° que foi destruído nos ataques de 8 de janeiro de 2023 foi restaurado e devolvido ao Palácio do Planalto nesta terça-feira (7).

Na época, imagens do circuito interno do Planalto mostraram um homem destruindo a peça. O relógio foi restaurado na Suíça. Presenteado pela corte de Luís 14, da França, no século 17, a obra foi trazida ao Brasil por dom João 6° em 1808.

Foi preso pela Polícia Federal nesta segunda-feira (23) o homem suspeito de ter destruído o relógio trazido ao Brasil por dom João 6º,
Imagens de segurança mostraram homem destruindo relógio trazido ao Brasil por dom João 6º. (Reprodução)

Outros três itens destruídos nos ataques golpistas já voltaram ao Palácio do Planalto na segunda (6): a obra "As mulatas", de Di Cavalcanti; a escultura em madeira de Frans Krajcberg; e a escultura em bronze "O Flautista", de Bruno Giorgi.

No total, 20 obras foram restauradas em um laboratório com especialistas criado no Palácio da Alvorada, e serão reintegradas ao acervo da presidência.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais