> >
Rio Grande do Sul tem chance muito alta de novas inundações no domingo (12)

Rio Grande do Sul tem chance muito alta de novas inundações no domingo (12)

Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais classifica o Estado inteiro sob risco muito alto ou alto

Publicado em 11 de maio de 2024 às 20:48

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura

SÃO PAULO - Quase todo o Rio Grande do Sul está sob possibilidade muito alta de novas inundações e/ou enxurradas — ocorrências hidrológicas —, neste domingo (12), de acordo com boletim do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

Dentro dessa área de risco está a região metropolitana de Porto Alegre e as regiões Noroeste, Centro-Ocidental, Nordeste, Sudeste e Sudoeste. O risco é derivado da previsão de mais chuvas, a permanência das inundações no Estado, além dos acumulados de chuva dos últimos dias e das condições de saturação do solo, aponta o Cemaden.

Chuvas castigam cidades do Rio Grande do Sul, como São Sebastião do Caí.
Chuvas castigam cidades do Rio Grande do Sul, como São Sebastião do Caí. (Carlos Macedo/Folhapress)

Somente a região Centro Ocidental do Estado escapa da classificação "muito alta", mas, ainda assim, encontra-se sob possibilidade alta de ocorrências hidrológicas.

O Sul Catarinense, na área litorânea, também se encontra sob possibilidade alta.

O Cemaden também aponta uma probabilidade alta de deslizamentos — movimentos de massa — nas regiões Nordeste e Centro-Oridental do Rio Grande do Sul e na região metropolitana de Porto Alegre

Segundo o centro, "há possibilidade de deslizamentos de terra esparsos, especialmente 'quedas de barreira' à margem de estradas e rodovias e reativação dos deslizamentos já registrados".

Por fim, há probabilidade moderada de deslizamentos na regiões Centro-Ocidental e Noroeste do Estado e também no Sul Catarinense.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais