Géssica Brandino
SÃO PAULO, SP - O gabinete de transição para o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi instituído terça-feira (8).
O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), será o coordenador geral da transição, com o ex-deputado Floriano Pesaro na coordenação executiva. O ex-ministro Aloizio Mercadante responderá pela coordenação dos 31 grupos técnicos, responsáveis pela elaboração de programas. Os nomes da senadora Simone Tebet (MDB) e dos economistas Persio Arida e André Lara já foram confirmados para os grupos.
A transição é regulamentada por uma lei aprovada em 2002 e um decreto editado em 2010. Ela tem início com a proclamação do resultado da eleição e se encerra com a posse do novo presidente.
É nessa etapa que a equipe do presidente eleito obtém informações detalhadas sobre a situação das contas públicas, dos programas e projetos do governo federal, bem como do funcionamento dos órgãos.
O grupo de transição é formado por 50 pessoas que serão nomeadas em cargo comissionado e mais uma série de colaboradores, que atuarão como voluntários, sem receber salário.
GERALDO ALCKMIN - COORDENADOR-GERAL
Ex-governador de São Paulo, deputado estadual e federal pelo PSDB, Geraldo Alckmin deixou a legenda em 2021, após 33 anos de filiação. O ex-tucano aceitou o convite de Lula para a vice-presidência e se filiou ao PSB.
Alckmin foi escolhido como coordenador geral da transição. Tradicionalmente, quem assume a função ocupa um ministério robusto no governo. O ex-governador é cotado para o Ministério da Defesa.
GLEISI HOFFMANN - COORDENAÇÃO DE ARTICULAÇÃO POLÍTICA
Presidente nacional do PT, Gleisi é filiada ao partido desde 1989 e assumiu o comando da legenda em 2017. É deputada federal reeleita pelo Paraná. Durante o governo Dilma, foi chefe da Casa Civil. Como senadora, Gleisi foi uma das defensoras da petista durante o processo de impeachment. Já na presidência do PT, ela se tornou a principal fiadora da candidatura de Lula durante o período de prisão.
FLORIANO PESARO - COORDENAÇÃO EXECUTIVA
Sociólogo, ex-deputado federal e ex-vereador em São Paulo, foi secretário nos governos de Geraldo Alckmin e José Serra no estado. Também atuou no governo de Fernando Henrique Cardoso.
ALOIZIO MERCADANTE - COORDENAÇÃO DOS GRUPOS TÉCNICOS
Economista e um dos fundadores do PT, Mercadante foi o coordenador do plano de governo de Lula. Durante o governo de Dilma Rousseff, ele foi ministro da Educação, da Ciência e Tecnologia e da Casa Civil. Também já exerceu mandatos como senador e deputado federal por São Paulo. Ele é cotado para os ministérios das Relações Exteriores e para a pasta de Planejamento.
JANJA - COORDENAÇÃO DE ORGANIZAÇÃO DA POSSE
A socióloga Rosângela Silva, conhecida como Janja, é esposa do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Filiada ao PT desde 1983, ela expandiu o poder ao longo da campanha eleitoral. Cuidava da escala para reuniões e protagonizou agendas para pedir votos.
CONSELHO DE TRANSIÇÃO GOVERNAMENTAL
- Antônio Brito: É o líder do PSD na Câmara. Exerce o terceiro mandato como deputado federal pela Bahia
- Carlos Siqueira: Presidente do PSB
- Daniel Tourinho: Presidente do Agir
- Felipe Espirito Santo: Representante do Pros
- Gleisi Hoffmann: Presidente do PT e vice-líder do partido na Câmara, fará a coordenação de articulação política da transição
- Guilherme Ítalo: Representante do Avante
- Jefferson Coriteac: Vice-presidente do Solidariedade
- José Luiz Penna: Presidente do PV
- Juliano Medeiros: Presidente do PSOL
- Luciana Santos: Presidente do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco
- Wesley Diógenes: Porta-voz nacional da Rede
- Wolney Queiroz: Representante do PDT, é o líder da oposição na Câmara dos Deputados
GRUPOS TÉCNICOS
PERSIO ARIDA
Economista, é um dos pais do Plano Real — medida que acabou com o cenário de hiperinflação nos anos 90, na transição dos governos Itamar Franco (1992-1994) e Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Foi presidente do BNDES e do Banco Central. No segundo turno, declarou voto em Lula e é cotado para assumir o ministério da Fazenda. Integrará o grupo técnico na área de Economia.
ANDRÉ LARA RESENDE
Outro integrante da equipe do Plano Real, o economista também presidiu o BNDES e foi diretor do Banco Central. Declarou apoio a Lula, mas não deve assumir um cargo de gestão. Integrará o grupo técnico na área de Economia.
GUILHERME MELLO
Professor da Unicamp, participou da elaboração do plano de governo de Lula como coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas – Economia do PT. Integrará o grupo técnico na área de Economia.
NELSON BARBOSA
Foi ministro da Fazenda e do Planejamento no governo de Dilma Rousseff. Deve ser uma das vozes do debate sobre a regra fiscal a substituir o teto de gastos. Integrará o grupo técnico na área de Economia.
SIMONE TEBET
Senadora do MDB por Mato Grosso do Sul e ex-presidenciável, Tebet teve papel decisivo para angariar votos para Lula no segundo turno das eleições. Ela foi anunciada para compor a área de desenvolvimento social do grupo de transição e também é cotada para a equipe ministerial.
MÁRCIA LOPES
Assistente social e professora, foi ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo Lula.
TEREZA CAMPELLO
Economista, foi ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo Dilma Rousseff.
ANDRÉ QUINTÃO
Deputado estadual em Minas Gerais, onde é líder da oposição na Assembleia Legislativa, Quintão é sociólogo e assistente social.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta