Os diagnósticos positivos dos testes de Covid nas farmácias explodiram no início de junho, de acordo com os primeiros sinais do monitoramento realizado pela Abrafarma (associação do varejo farmacêutico).
A média diária de casos se aproxima do patamar de 12 mil, um salto alarmante se comparado aos cerca de 4,4 mil casos positivos de maio e pouco mais de 1.000 na média diária de abril.
No período entre 30 de maio e 5 de junho, o total de casos superou 58 mil, resultado 14% acima dos sete dias anteriores, que já vinham em escalada acelerada. O percentual de diagnósticos positivos representou quase 28% do volume de testagens. É o maior índice de casos em 16 semanas.
Segundo Sergio Mena Barreto, presidente da Abrafarma, em apenas uma semana neste mês, as farmácias tiveram quase 40% do total de casos registrados em todo o mês de maio.
O monitoramento da Abrafarma, que vem sendo realizado desde o início da pandemia, costuma antecipar tendências no cenário dos números da doença. Os dados são remetidos pelas farmácias para o Ministério da Saúde.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta