> >
TSE tem maioria para manter cassação de Deltan Dallagnol

TSE tem maioria para manter cassação de Deltan Dallagnol

O ex-deputado e ex-procurador da Lava Jato recorreu contra a decisão que o fez perder o mandato; cinco ministros já rejeitaram os argumentos da defesa

Publicado em 13 de setembro de 2023 às 19:17

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria para negar recurso do ex-deputado e ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol (Podemos-PR) contra a decisão que cassou seu mandato em maio. O julgamento está sendo realizado em sessão virtual que vai até amanhã (14). 

Deltan Dallagnol, deputado federal
Deltan Dallagno teve o mandato cassado em maio. (Vinicius Loures/Agência Câmara)

Os ministros Alexandre de Moraes, Benedito Gonçalves, André Tavares, Raul Araújo e Cármen Lúcia votaram para rejeitar o pedido e manter a cassação. Ainda não se manifestaram os ministros Floriano Azevedo e Kássio Nunes Marques.

O TSE derrubou o registro de candidatura do ex-procurador por considerar que ele tentou burlar a Lei da Ficha Limpa. Por unanimidade, os ministros entenderam que Deltan pediu exoneração do cargo para evitar uma eventual punição administrativa, que poderia torná-lo inelegível. Para a defesa, a Corte eleitoral fez "suposições".

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais