SÃO PAULO - Os ataques golpistas de 8 de janeiro provocaram uma série de reações entre as autoridades, especialmente condenando o que ocorreu na praça dos Três Poderes, em Brasília.
Com a realização de inquéritos, julgamentos e a divulgação de relatórios sobre a data, ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), parlamentares, ministros do governo e o próprio presidente Lula (PT) manifestavam-se.
O petista, por exemplo, classificou os atos como uma tentativa de golpe de Estado, e disse que os manifestantes seguiam à risca o que pregou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante seu mandato, como a compra de armas e a hostilização a magistrados do Supremo.
Entre os ministros da Suprema Corte brasileira, Alexandre de Moraes chamou os golpistas de "turba criminosa", e a então presidente do tribunal e agora ministra aposentada Rosa Weber chamou o dia 8 de janeiro de dia da infâmia.
Houveram ainda declarações como a de Bolsonaro, que diz ver os ataques como uma "armadilha da esquerda", além da fala do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF Anderson Torres afirmando que a invasão não teria sido ocorrida se seu plano tivesse sido seguido à risca.
Veja algumas frases de diferentes personagens sobre os ataques de 8 de janeiro:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta