BRASÍLIA - Os 40 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tiveram dados cadastrais expostos por meio de acessos sem controle, confirmou o órgão previdenciário em nota . O problema ocorreu por décadas por meio de logins de servidores públicos de órgãos externos ao INSS que se aposentaram, foram exonerados ou pediram demissão. No Espírito Santo, os 648 mil segurados podem ter sido afetados pelo problema, conforme dados estatísticos da Previdência.
A falha, ressaltou o órgão, não causou prejuízos aos cofres públicos porque o Sistema Único de Informações de Benefícios (Suibe) não é usado para liberar benefícios. O sistema apenas armazena dados dos beneficiários como nome, Cadastro de Pessoa Física (CPF), tipo de benefício (aposentadoria, pensão, salário-maternidade, auxílios e Benefício de Prestação Continuada), data de concessão e valor recebido.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta