> >
Votação terá horário unificado no País; veja como vai funcionar em cada Estado

Votação terá horário unificado no País; veja como vai funcionar em cada Estado

Seções ficarão abertas entre 8h e 17h, do horário de Brasília; Estados com fuso horário diferente da capital brasileira terão de se adequar à medida

Publicado em 15 de setembro de 2022 às 18:16

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

A 17 dias do primeiro turno, marcado para 2 de outubro, o Brasil se prepara para as eleições gerais de 2022. Este ano, no entanto, apresenta uma novidade quando o assunto é votar: os horários de votação ao redor do Brasil serão unificados. As seções ficarão abertas entre 8h e 17h, do horário de Brasília.

A decisão, tomada pelo TSE (Plenário do Tribunal Superior Eleitoral) em dezembro de 2021, prevê que todas as seções eleitorais do País fiquem abertas durante 9 horas — o tempo que vai durar a votação em todo o País.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOTÍCIAS DAS ELEIÇÕES NO WHATSAPP

Novas urnas eletrônicas são apresentadas
Seções ficarão abertas durante 9 horas . (Abdias Pinheiro/SECOM/TSE)

Nos Estados que seguem o horário de Brasília (DF), as seções serão abertas às 8h e fechadas às 17h, contanto que não haja eleitores na fila. Os Estados com fuso horário diferente da capital brasileira terão de se adequar à medida.

ESTADOS E HORÁRIOS

O Distrito Federal e os Estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, mais Goiás, Tocantins, Pará e Amapá, abrirão as seções às 8h.

Os Estados de Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e a maior parte do Amazonas terão de abrir as seções uma hora antes, às 7h do horário local.

Já os Estado do Acre e a parte restante do Amazonas vão abrir as seções duas horas antes, 6h.

APURAÇÃO

Com essa mudança, a previsão é de que a divulgação dos resultados das eleições seja iniciada às 17h do horário oficial de Brasília.

A medida é válida para o primeiro e o segundo turnos.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais