Em meio às serras do Sul do Espírito Santo, encontramos Castelo, cidade que tem diversos atrativos. De gruta a santuário, são sete maravilhas eleitas pela população e que proporcionam variadas opções de turismo e lazer.
O município de população estimada em mais de 37 mil habitantes tem atrativos ligados à religião, à culinária e ao meio rural. Na avaliação do secretário de Turismo do município, Giani Marcio de Oliveira Coradini, são muitos os locais que merecem uma visita dos capixabas e de quem vem de fora.
Pé na estrada e bora conhecer as sete maravilhas de Castelo. Descubra abaixo quais são.
A primeira maravilha de Castelo é uma beleza natural. Localizada a 21 km da sede do município, a cachoeira tem uma enorme queda d'água e proporciona aos visitantes lazer e contato com a natureza. Desde janeiro de 2022, a família Furlan, responsável pela propriedade, trabalha com um novo tipo de atendimento, oferecendo o local para camping e eventos. Para mais informações, entre em contato pelo número (28) 99962-1450 ou no e-mail [email protected].
O espaço é símbolo da época do auge do café no município. Foi fundado em 1845 e recebeu o nome de Fazenda do Centro devido à posição geográfica, ponto de encontro entre fazendeiros da região naquele período. O espaço fica aberto para visitação de terça a sábado, das 9h às 16h, e aos domingos, das 10h às 16h, e está a 8 km da sede. Mais informações podem ser obtidas pelo número (28) 99912-0049 ou com o Instituo Frei Manoel Simon: (28) 99981-3552 / (28) 3542-0394.
A festa é um marco da cidade e reúne moradores e turistas na confecção dos tradicionais tapetes feitos nas ruas do Centro da cidade. A celebração ocorre todos os anos, no feriado de Corpus Christi. Nos últimos dois, por conta da pandemia de Covid-19, a organização do evento cancelou a realização dos tapetes, mas manteve a programação religiosa do evento. Além da tradição das missas e dos belos tapetes, o turista ainda pode aproveitar para comprar produtos variados nas centenas de tendas de barraqueiros que vêm com produtos de diferentes partes do país. Em 2022, a organização do evento afirmou que a festa está mantida.
Além de ser uma fonte importante para estudos sobre a pré-história no Espírito Santo, o local recebe turistas curiosos em saber o que há dentro da gruta. Em seu interior, é possível encontrar formações rochosas variadas, como estalactites, estalagmites e travertinos. O atendimento aos turistas ocorre no Centro de Visitantes, de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. Mais informações pelo número (28) 99986-1542.
O pico está a 3,5 mil metros de altitude e é considerado o segundo ponto mais alto do Espírito Santo. De um lado, pode ser visto o Pico da Bandeira e de outro é possível ver até mesmo o mar e cidades litorâneas. O parque é gerido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). A entrada do parque fica na estrada rural s/n., distrito de Forno Grande, e está aberta das 8h às 17h. O melhor caminho de acesso ao parque é pela BR 262, sentido Caxixe Alto. O acesso à trilha funciona das 8h às 14h. São duas trilhas: a do Mirante, que é livre, e a do Cume, que é necessário o agendamento pelo e-mail: [email protected].
Está no Centro da cidade e chama a atenção pela arquitetura, com suas duas grandes torres e os sons do sino que avisam os horários das missas. Apresenta pinturas sacras em todo seu interior e vitrais belíssimos. Para mais informações: (28) 3542-1144.
Erguido em homenagem à Nossa Senhora Imaculada Esposa do Divino Espírito Santo, o local é um ponto de peregrinação e fé. Segundo estimativas da prefeitura, mais de três mil visitantes passam pelo santuário mensalmente, mas o movimento maior ocorre no dia 13 de maio, quando é comemorado o Dia de Nossa Senhora de Fátima. No espaço é possível encontrar vários monumentos feitos de mármore, remetendo a símbolos religiosos. Há ainda um tablado de madeira com a imagem de Nossa Senhora, onde teria acontecido o milagre da aparição da Virgem Maria, segundo a tradição local.
Agora que você já conhece as sete maravilhas de Castelo, é só marcar uma visita nos pontos e aproveitar as belezas do município. Veja abaixo a localização de cada um dos locais.
Capixapédia é uma seção de A Gazeta que tem como objetivo divulgar curiosidades, fatos históricos, desvendar enigmas e tratar de assuntos diretamente relacionados ao Espírito Santo. Tem alguma curiosidade? Conhece algo incomum sobre o Estado e quer compartilhar com a gente? Mande um e-mail para [email protected]
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta