> >
Império de Fátima homenageia as benzedeiras no Sambão do Povo

Império de Fátima homenageia as benzedeiras no Sambão do Povo

Escola da Serra contou com, aproximadamente, 800 componentes, 15 alas, três carros alegóricos e um tripé para exaltar tradição do ato de benzer

Publicado em 3 de fevereiro de 2024 às 04:46- Atualizado há um ano

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Império de Fátima foi a quinta escola a desfilar no Sambão do Povo(Vitor Jubini)

Quinta escola a entrar no Sambão do Povo na noite desta sexta-feira (2), a Império de Fátima apresentou o enredo “Benze-Benditas Benzedeiras” no Grupo de Acesso A do Carnaval de Vitória. A agremiação apresentou elementos que se misturam em uma espécie de ritual, no qual são compartilhados conhecimentos de cura física e espiritual com a miscigenação religiosa.

A escola serrana contou com, aproximadamente, 800 componentes, 15 alas, três carros alegóricos e um tripé para retratar a tradição do ato de benzer conjuntamente à imagem das benzedeiras, ambas marcadas no imaginário, na memória e na cultura do povo brasileiro.

O símbolo maior da escola Império de Fátima, a coroa, ostentada no carro abre-alas, caiu durante o desfile. O imprevisto fez com que a coroa ficasse tombada sobre o carro. Um outro problema enfrentado pela escola foi a ausência de algumas peças das fantasias, o que chamou atenção no Sambão do Povo.

Perguntado sobre a expectativa para a avaliação dos jurados, o presidente da Império de Fátima, Sérgio Anderson, o Serginho, lembrou que a pontuação da escola deve ser afetada pelos problemas técnicos enfrentados no Sambão. Apesar disso, o presidente entende que a expectativa do desfile foi superada.

Aspas de citação

Tivemos alguns problemas técnicos. Por mais que a gente tente se proteger disso, acaba acontecendo, como chuva e alagamentos, por exemplo, que não controlamos isso. Estamos há um tempo no carnaval e sabemos onde podemos chegar. A gente acredita que a Império de Fátima se mantém no Grupo A, considerando os pesos dos problemas

Serginho
Presidente da Império de Fátima
Aspas de citação

Império de Fátima completou a passagem pela avenida do samba com exatos 54 minutos e 56 segundos. Ou seja, 4 segundos antes do limite. A duração de cada desfile é de, no mínimo, 45 minutos, e, no máximo, 55 minutos.

A escola

Conhecida como a "Caçulinha da Serra", a Império de Fátima completa 11 anos de fundação em 2024. A agremiação, que foi a campeã do Grupo B em 2018 e 2020, nasceu do sonho de amigos que queriam criar uma escola com a cara da comunidade de Bairro de Fátima, "cheia de garra e disposta a enfrentar obstáculos".

Ficha técnica

O samba-enredo

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais