A escola de samba Unidos de Jucutuquara vai abrir os desfiles do Carnaval de Vitória 2025 e levará para a avenida a potência do coração com o enredo "Pulsar da vida". A agremiação pretende revelar os significados do que este órgão tão importante representa na vida dos foliões e promete levar para o Sambão do Povo uma apresentação com muitos elementos sobre amor e paixão e fazer corações baterem mais forte. A Gazeta conversou com as sete escolas de samba da elite da folia capixaba e vai contar o que cada agremiação vai levar para a avenida este ano.
Após 16 anos de molho e sem nenhuma vitória no carnaval capixaba, a escola verde e vermelha está confiante e atrás do seu 8° título no Grupo Especial. Neste ano a Jucutuquara vai contar com 1.600 componentes, que vão apresentar 25 alas, três carros alegóricos e um tripé, dividido em três setores que vão explorar a força do coração e os diferentes tipos de amores que uma pessoa pode ter: seja um romance, por religião ou time de futebol, e é claro, o amor pela própria escola de samba.
A diretora de comunicação da Jucutuquara, Fernanda Barros, conta que a expectativa da escola é recuperar o posto de campeã e que a agremiação está trabalhando muito para isso. Quando a escola ganhou seu último título, passava por uma onda de vitórias, conquistando o primeiro lugar no pódio por 4 anos consecutivos (2006, 2007, 2008 e 2009).
O enredo da escola vai ganhar a voz do intérprete Edu Chagas, que vai acompanhar a bateria comandada pelo mestre Junior Caprichoso. A bandeira da escola será apresentada pelo 1° casal de mestre-sala e porta-bandeira Marcos Paulo e Marina Zanchetta, enquanto a comissão de frente é coreografada por Giovana Gonzaga.
Já o posto de maior realeza da agremiação será assumido pela rainha de bateria Schyrley Moura, que cumpre este papel desde o carnaval de 2017. Além disso, um dos destaques de chão confirmados pela escola será a capixaba Bárbara Coelho, jornalista e apresentadora do Esporte Espetacular, da TV Globo. A apresentação deste ano foi idealizada pelo carnavalesco Orlando Junior.
A diretora de comunicação explica que a agremiação trocou de lugar com a escola de samba Novo Império, para que possa abrir os desfiles. Na competição, a escola do Grupo Especial que fica em penúltimo lugar é a primeira a começar no desfile do ano seguinte. Fernanda conta que a decisão faz parte da estratégia do presidente da escola, Ewerton Fernandes.
A Unidos de Jucutuquara é uma das escolas de samba mais tradicionais do Espírito Santo e nasceu no bairro de mesmo nome, na cidade de Vitória. A agremiação existe desde 1972 e conta com 7 títulos de campeã na história do Grupo Especial do carnaval capixaba.
Os ingressos para assistir o desfile das escolas de samba no carnaval de Vitória podem ser adquiridos no site https://www.brasilticket.com.br/carnaval-de-vitoria-2025.html. O desfile será realizado no Sambão do Povo, dia 22 de fevereiro.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta