Quarenta e uma cidades do Espírito Santo podem ter chuvas intensas até às 10h da manhã da próxima terça-feira (22). A expectativa é sustentada em previsões anteriores, mas também pelo alerta emitido na noite deste sábado (19) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta laranja, de perigo potencial, compreende sobretudo à Região Norte do Estado.
Os alertas são classificados na seguinte ordem: perigo potencial (amarelo), perigo (laranja) e grande potencial (vermelho). Quanto mais forte a cor, maior o grau de severidade e de acúmulo de chuva previsto.
Nas cidades citadas pelo Inmet, pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos que podem atingir 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Confira a abrangência:
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alfredo Chaves
Anchieta
Aracruz
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Cariacica
Colatina
Domingos Martins
Ecoporanga
Fundão
Governador Lindenberg
Guarapari
Ibiraçu
Jaguaré
João Neiva
Linhares
Marechal Floriano
Marilândia
Montanha
Mucurici
Nova Venécia
Pancas
Pinheiros
Ponto Belo
Rio Bananal
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
Vitória
ALERTAS REFORÇAM PREVISÃO DE CHUVA PARA O FIM DE SEMANA
Fim de semana deve ser de chuva em partes do ES. (Reprodução | Incaper)
Domingo (20): O dia será de tempo instável no extremo sul do Espírito Santo. O sol aparece entre nuvens em todo o Estado. A partir da tarde, a combinação entre calor e umidade relativa do ar vai favorecer a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas nas Regiões Sul e no Sul Serrano. O sol predomina e não há expectativa de chuva nas demais áreas. Na Grande Vitória, a temperatura máxima pode alcançar 36 ºC.
Segunda (21): A segunda-feira será de tempo estável em todo o Espírito Santo. O sol aparece entre poucas nuvens e não há expectativa de chuva no Estado. As temperaturas aumentam em todas as regiões.