O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para o Espírito Santo: o de cor amarela — o menor na escala de risco — abrange todo o território capixaba e vale até a manhã de terça-feira (17); o segundo, de cor laranja — de risco intermediário — é válido para a região Sul capixaba até as 22 horas desta segunda-feira (16).
No domingo (15), A Gazeta já havia adiantado que a chegada de uma frente fria traria pancadas de chuva em boa parte do Estado, segundo previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Nas localidades que abrangem o alerta laranja deve chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e de alagamentos. [Veja aqui como se mede chuva]
CIDADES SOB ALERTA LARANJA
Este aviso meteorológico é válido para todo o Espírito Santo. Pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h). É baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta