Como mostrado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), fevereiro começou com o tempo instável e possibilidade de tempestades no Espírito Santo. Nesta linha, na manhã desta terça-feira (1ª), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reforçou a previsão e emitiu dois alertas de chuvas intensas no Estado, um vermelho e um laranja, ambos válidos até esta quarta-feira (2).
Cumprindo a previsão, a chuva forte – acompanhada de raios e de vento forte – foi registrada por moradores na noite desta terça-feira. Um morador gravou um vídeo que mostra a tempestade e ruas do bairro Colina de Laranjeiras, na Serra, começando a alagar (vídeo acima). Um leitor de A Gazeta também fez registros da chuva, mostrando a BR 262 alagada em frente a um shoppind em Cariacica. Veja abaixo:
O vermelho, de grande perigo, vale até às 10h desta quarta-feira (2). Nele as chuvas podem ser acima de 60 mm/h ou até 100 mm/dia, além de ventos que podem passar dos 100 km/h. Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.
Municípios no alerta vermelho:
Nas cidades contidas no alerta laranja, de perigo, válido até às 10h desta quarta-feira (2), chove entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e os ventos ficam entre 60 e 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Cidades em laranja:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta