Anchieta foi a cidade com o maior volume de chuva em 24 horas, conforme o Boletim Extraordinário da Defesa Civil do Espírito Santo, divulgado às 17h desta quarta-feira (30). Veja a lista completa do volume de chuvas em outras cidades capixabas mais abaixo.
Segundo André Prazim, gerente da Defesa Civil de Anchieta, todas as repartições municipais estão prontas para atender ocorrências relacionadas às chuvas. Na noite de terça-feira (29), houve três registros de queda de árvores obstruindo rodovias próximas à Samarco. Já nesta quarta-feira (30), outras duas caíram na estrada que dá acesso a Salinas. O Rio Benevente é monitorado, pois, na noite de terça-feira (29), transbordou em Alfredo Chaves, atingindo ruas.
Conforme o alerta, durante o período de vigência do aviso, pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. O instituto destacou que há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco. Confira a lista das cidades:
Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Aracruz
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Fundão
Governador Lindenberg
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itarana
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marechal Floriano
Marilândia
Muniz Freire
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Ponto Belo
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
Vitória
Já o segundo, de perigo potencial para chuvas intensas, válido para o mesmo período, compreende os seguintes municípios: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Conceição da Barra, Ecoporanga, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros e Ponto Belo. Nessas regiões, há a possibilidade de ventos intensos de 40 a 60 km/h.
Cuidados
Evite enfrentar o mau tempo;
Observe alteração nas encostas;
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.