> >
Após alagamentos, Rio Bananal tem dia de limpeza

Após alagamentos, Rio Bananal tem dia de limpeza

Prefeitura informou que 12 pessoas permanecem no abrigo do município, após terem que sair de casa; segundo Defesa Civil Estadual, há 200 desalojados na cidade

Publicado em 9 de janeiro de 2025 às 13:33

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Rua tomada pela lama após cheia do Rio Bananal
Rua tomada pela lama após cheia do Rio Bananal. (André Afonso)

O sol apareceu novamente em Rio Bananal, no Norte do Espírito Santo, no fim da manhã desta quinta-feira (9). Depois da forte chuva que ocorreu entre terça (7) e a quarta-feira (8), que causou diversos transtornos na cidade deixando mais de 200 pessoas fora de casa, o momento foi de limpar os imóveis e as vias dos bairros mais afetados.

O bairro Santo Antônio, onde fica o centro comercial, foi o mais afetado após o transbordamento do rio que leva o mesmo nome do município. No bairro São Sebastião, a marca da água na parede da fachada de uma casa, na altura da metade do portão, dá a noção do nível elevado do rio (veja abaixo). O que mais se vê nesta quinta-feira é lama, lixo e sujeira. Nesta região, máquinas continuam trabalhando para a limpeza, com a ajuda de caminhões-pipa.

Marca da parede mostra onde água chegou no bairro São Sebastião
Marca da parede mostra onde água chegou no bairro São Sebastião. (André Afonso)

Há ainda uma preocupação com os moradores que moram nas encostas, já que alguns barrancos desabaram e atingiram casas. Segundo apuração da TV Gazeta, apesar da pouca chuva nas últimas horas, o solo permanece molhado e frágil, o que pode causar novos deslizamentos se tiver mais precipitação.

Correnteza leva ponte

Houve impacto também no interior, onde a correnteza do rio levou uma ponte que dá acesso para a região do Córrego Santa Luzia. Moradores ficaram ilhados.

A Prefeitura de Rio Bananal informou que 12 pessoas permanecem no abrigo do município. Conforme o último boletim da Defesa Civil Estadual, há 200 pessoas desalojadas na cidade.

ES 245 liberada

Na quarta-feira (8), com a cheia do rio, até o acesso a Rio Bananal ficou comprometido, com a interdição total da ES 245 no trecho da chegada à cidade. Segundo o Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES), a via foi totalmente liberada no mesmo dia, por volta de 13h30.

*Com informações do repórter André Afonso, da TV Gazeta Norte

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais