No ano passado, não era raro ouvir expressões como: “O calor está fora do normal”. E realmente estava. Cidades do Espírito Santo registraram em 2023 anomalias de temperatura próximas aos 5 °C. Mas o que isso significa? O número representa a oscilação, para mais ou para menos, da temperatura, com relação à média da temperatura máxima de cada mês.
De acordo com a cientista Ana Paula Cunha e a equipe do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), responsáveis pelo estudo, os resultados foram obtidos a partir da comparação com a média das temperaturas máximas mensais do ano de 2000 a 2023.
Foram analisados todos os 5.570 municípios brasileiros. Marilândia, no Noroeste do Espírito Santo, registrou a maior anomalia dentre as 14 cidades capixabas que ocupam o ranking das mais quentes. A cidade marcou 4,79 °C acima da média. Em segundo lugar aparece Colatina, que registrou 4,43 °C e, em terceiro, São Domingos do Norte, com 4,36 °C.
"Estão relacionadas (no ranking) os municípios em ordem decrescente. Os primeiros municípios são os que tiveram maiores registros de aquecimento", explicou a cientista Ana Paula Cunha.
A especialista destacou também que o mês de novembro registrou o maior número de municípios com anomalias positivas de temperatura.
O mesmo estudo também apontou as cidades mais quentes do Estado em 2023, com base nas maiores temperaturas médias. Colatina ficou em 1° lugar ao registrar 35,6 °C. Veja o ranking completo:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta