O mau tempo observado nos últimos dias deve permanecer no Espírito Santo neste domingo (9) de Páscoa. Segundo o Climatempo, há chance de temporais até o final do dia sobretudo na Grande Vitória e no Sul capixaba.
O motivo da instabilidade no Estado, segundo os especialistas, é um cavado meteorológico e uma baixa pressão atmosférica que atingem o Sudeste brasileiro desde a semana passada.
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) corrobora as previsões do Climatempo e informa que, a partir da tarde, áreas de instabilidade associadas ao calor e a presença de umidade provocam pancadas de chuvas com trovoadas na região Sul e parte das regiões Serrana e Noroeste. No início da noite, as trovoadas avançam pela Grande Vitória, região Noroeste e trechos das regiões Norte e Serrana.
De acordo com a Climatempo, cavado é o nome que se dá a uma região na atmosfera onde ocorre uma ondulação do fluxo de ventos no sentido horário no Hemisfério Sul e onde há também uma tendência à queda da pressão atmosférica.
Os cavados podem ocorrer em vários níveis da atmosfera e em qualquer época do ano. Podemos ter cavados apenas na superfície ou cavados sobrepostos, que vão até níveis mais elevados da atmosfera.
Moradores de cidades da Grande Vitória se surpreenderam no sábado (8) com a força da chuva ao anoitecer. Apesar do tempo ter ficado nublado em alguns pontos durante a tarde, a rapidez com que ruas ficaram alagadas chamou atenção.
Leitores de A Gazeta enviaram vídeos que mostravam ruas alagadas em Vitória, Viana e Cariacica, além de relâmpagos e trovões em Vila Velha.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta