A chuva de granizo que atingiu Águia Branca, no Noroeste do Espírito Santo, nesta terça-feira (25), destruiu plantações nas comunidades da Onça e Pedra Torta, interior do município. Segundo a Defesa Civil Municipal, cerca de 200 pequenos produtores rurais foram afetados e sofreram prejuízos com o temporal. Lavoura de café, plantações de cacau, pimenta e banana foram atingidas.
O temporal durou poucos minutos, segundo os moradores, mas os estragos e prejuízos foram muitos. O produtor rural, Geovane Canal, contou para a repórter Thaynara Lebarchi, da TV Gazeta Noroeste, que a lavoura de café dele ficou destruída.
“Eu calculo que um prejuízo de R$50 mil a R$70 mil. Agora é largar a brotação, para ver o que será produzido para o ano seguinte. Esse ano não vai ter colheita. É muita tristeza, porque a vida já está dificil”, afirma Geovane.
As rajadas de vento que vieram acompanhadas de chuva de granizo. Imagens registradas pelos moradores no momento mostram a intensidade da chuva.
Casas também ficaram destelhadas devido a força do vento. A Defesa Civil fez vistoria em pelo menos quatro moradias que foram danificadas.
Na casa do casal de aposentados, Francisca Vicente Gaudino e Julio Maria Gaudino, quase todo o telhado foi levado pelo vento. “O vento veio forte, como eu nunca vi morando há 27 anos aqui. Dobrei o joelho no chão e comecei a orar”, conta Julio.
Ele e a esposa precisaram se esconder dentro do banheiro da casa para se proteger. “Era o único lugar que tinha laje para proteger. Fiquei orando e Jesus nos livrou”, diz Francisca.
A Defesa Civil informou que vai doar materiais de construção para os moradores que tiveram as casas destelhadas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta