O Estado de Minas Gerais vem sofrendo com o grande acumulado de chuva dos últimos dias. Devido ao excesso de água, diversos municípios tiveram transtornos e decretaram situação de emergência. Mas esse fenômeno meteorológico que tem causado problemas aos vizinhos mineiros pode ocorrer no Espírito Santo?
Na avaliação da meteorologista Marlene Leal, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas em Minas Gerais têm sido provocadas por uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), com uma maior concentração de nuvens, que aumenta o potencial de precipitação.
“Associada à ZCAS existe uma frente fria estacionada no litoral da Região Sudeste, agora exatamente entre o Norte do Rio e Sul do ES, de maneira que esse canal de umidade vai permanecer nas mesmas áreas dos últimos dias trazendo ainda muita chuva”, explica.
Segundo a meteorologista, as chuvas vão continuar no Espírito Santo, mas no momento, não deve ser como em Minas Gerais, que está sob forte influência da ZCAS.
“Toda a Região Sudeste está sob a influência da ZCAS, porém, em Minas, pior, daí esse acumulado maior da precipitação. Nos dez primeiros dias de janeiro 2022, a área metropolitana de Minas teve mais de 500 mm de chuva e as chuvas vão continuar", ressaltou.
Para ocorrer no Espírito Santo o que vem ocorrendo em Minas Gerais e como aconteceu na Bahia, é necessário que uma ZCAS atinja com mais intensidade o solo capixaba e, conforme Marlene explica, isso não tem ocorrido no momento.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta