O mau tempo que atinge o Estado há mais de uma semana deve persistir pelos próximos dias. Um novo alerta do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), válido até as 10h desta segunda-feira (05), prevê grandes acumulados de chuvas para quase todo o Espírito Santo. O aviso é da cor laranja, ou seja, cuja classificação de risco é considerada perigosa.
Segundo o Inmet, são previstos acumulados de chuva de até 60 mm/h ou 100 mm por dia. Há ainda risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. Após o principal rio de Fundão invadir toda a cidade na última sexta-feira (02), o nível do Rio Doce em Linhares, na Região Norte, também já atingiu a cota de alerta.
Dos 78 municípios capixabas, apenas quatro não estão enquadrados no aviso: Presidente Kennedy, Marataízes, Bom Jesus do Norte e Apiacá.
Ainda neste domingo (04), há previsão de chuva em todas as regiões, sendo menos frequente em trechos das regiões Sul e Serrana. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o vento também deve soprar com moderada intensidade pelo litoral, podendo ocorrer algumas rajadas entre o Sul e a Região Metropolitana.
Evite enfrentar o mau tempo;
Observe alteração nas encostas;
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O sol só deve voltar a aparecer na terça-feira (06), conforme previsão do Incaper. É possível que haja apenas uma chuva rápida na madrugada e durante a manhã em pontos isolados do Norte capixaba. Nas demais regiões, inclusive na Grande Vitória, não chove e faz calor.
Já na quarta-feira (07), a instabilidade volta a ganhar força. Há previsão de chuva a partir da tarde em grande parte do Estado, especialmente na Grande Vitória e na Região Noroeste. À noite, as chuvas avançam pelas demais áreas do Norte capixaba. O vento sopra com moderada intensidade por todo o trecho litorâneo.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta