A chuva que atinge o Espírito Santo desde a noite de terça-feira (15) e já causa transtornos na Grande Vitória afeta o trânsito e a movimentação de pedestres e ciclistas nas cidades. Pontos de alagamentos deixam motoristas em alerta e quem usa o transporte público pode enfrentar demora para chegar ao trabalho, escola ou faculdade.
Um vídeo registrado pelo repórter fotográfico Ricardo Medeiros, de A Gazeta, mostra ruas tomadas pela água no bairro Cobilândia, em Vila Velha. O cruzamento da Avenida João Francisco Gonçalves com a Rua Ana Meroto Stefanon ficou completamente alagado, provocando lentidão no fluxo dos carros.
Procurada pela reportagem, por volta de 9h, a Defesa Civil Estadual informou que ainda não havia boletim extraordinário com detalhes da chuva. De acordo com apuração de A Gazeta, já há pontos de congestionamento no trânsito em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.
Segundo a Prefeitura de Vila Velha, foi registrado um volume de chuva de 58,62 mm na cidade em 24h e a Defesa Civil segue monitorando as áreas de risco geológico e de alagamento da cidade. Ainda conforme a administração municipal, há pequenos acúmulos de água, mas sem limitação do tráfego.
Nas últimas horas, duas árvores caíram, no bairro Gaivotas e na região de Chácara Litorânea. A Avenida coronel Pedro Maia de Carvalho, em Gaivotas, e a Rua I, 184, em Ulisses Guimarães, foram interditadas por conta da queda das árvores.
Pontos de congestionamento na Grande Vitória na manhã desta quarta (16):
Durante a manhã de transtornos na Grande Vitória nesta quarta-feira (16), os capixabas enfrentaram lentidão no trânsito. Mas um deles, o médico Fernando Do Val Júnior, morador da Praia da Costa, em Vila Velha, encontrou uma surpresa no meio do caminho: uma capivara nadando no valão localizado no início da Terceira Ponte.
O médico contou que gravou o vídeo por volta das 8h, quando enviou à reportagem de A Gazeta. "Para mim, foi uma surpresa, nunca tinha visto uma capivara nadando no valão", comentou.
Na última sexta-feira (11), um animal da mesma espécie foi flagrado no mesmo local. O registro foi feito pela estudante de Biologia Mariana Souza de Jesus, de 19 anos, que acionou uma clínica veterinária.
Imagens enviadas por leitor de A Gazeta mostra o Terminal de Itaparica, em Vila Velha, que recebe e serve de passagem para ônibus do Transcol, lotado de passageiros. A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) foi procurada pela reportagem, mas ainda não houve retorno.
O Espírito Santo recebeu, na terça (15), dois alertas de chuva forte e ventos intensos para todos os municípios. Os avisos amarelo (perigo potencial) e laranja (perigo) foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e são válidos até as 10h desta quarta-feira (16).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta