O primeiro dia de março já deu a deixa sobre o que os capixabas podem esperar do céu durante o restante do mês. A região metropolitana e também Sul do Espírito Santo sofreram com alagamentos depois das chuvas da tarde deste domingo (1º) provocando alagamentos, desmoronamento de barreiras, fechando vias e obrigando muita gente a deixar as casas.
De acordo com o Climatempo, este mês também terá um evento de convergência de umidade, devido aos fortes ventos da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), como aconteceu em janeiro e fevereiro, que vai gerar instabilidade sobre a região Sudeste e a Centro-Oeste. Ou seja, chuvas volumosas estão por vir.
A Zona de Convergência Intertropical é caracterizada por bandas de nuvens carregadas que se formam no encontro entre os ventos de nordeste, vindos do Hemisfério Norte, e dos ventos do sudeste, vindos do Hemisférios Sul. Essas nuvens avançam sobre o oceano Atlântico Norte em direção ao Brasil, provocando chuva forte.
No Sudeste, os corredores de umidade continuam se formando e devem atingir São Paulo, Rio de Janeiro e o Triângulo Mineiro com chuvas na média. Porém, na capital mineira e em Vitória a chuva vai ser acima da média.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta