As fortes chuvas que atingem o Espírito Santo e que devem permanecer nos próximos dias, já fizeram com que 456 pessoas deixassem as próprias casas. No boletim da Defesa Civil Estadual, emitido às 17h desta terça-feira (29), foram contabilizados 305 desalojados e 151 desabrigados, em 12 diferentes cidades capixabas.
Os municipios em situação mais crítica são Vila Pavão, na região Noroeste, e Aracruz, no Norte. Somadas, elas possuem mais de 300 moradores em risco. Em Aracruz, uma cratera se abriu na BR 101, na divisa com Linhares. Já Vila Pavão ficou "embaixo d'água" na última sexta-feira (25), com ruas, casas e comércios alagados.
Região mais afetada pelas recentes chuvas, o Norte capixaba ainda tem 11 desabrigados em Linhares e 42 em São Mateus. Neste último, números da administração municipal já dão conta de quase 100 pessoas fora de casa. Além disso, João Neiva e Sooretama registram 3 e 28 desalojados, respectivamente.
Na Grande Vitória, há 4 pessoas nessa situação em Cariacica, mesmo número de desalojados em Fundão.
Desalojado: pessoa que foi obrigada a abandonar a própria residência em função de evacuação preventiva ou destruição grave, decorrente de um desastre, e que, não necessariamente, precisa de abrigo provido pelo governo. Ela pode ter ido para a casa de vizinhos ou parentes, por exemplo.
Desabrigado: pessoa cuja habitação foi afetada por dano ou ameaça de dano e que necessita de abrigo provido pelo governo.
A chuva não vai dar trégua em boa parte do Estado pelos próximos dias. O Instituto Nacional de Meterologia (Inmet) emitiu dois novos alertas, um de chuvas intensas e outro de tempestades, válidos até às 10h desta quarta-feira (30). Os avisos são laranjas, ou seja, cuja classificação de risco é considerada perigosa.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta