O Espírito Santo recebeu dois alertas vermelhos de chuva forte, um deles de "grande perigo", um deles válido até a manhã desta segunda-feira (08) e o outro até esta terça-feira (09). Os alertas foram emitidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Eles abrangem praticamente todo o Estado - 67 dos 78 municípios capixabas. Desde a madrugada desta segunda, chove forte em algumas regiões do Espírito Santo, incluindo a Grande Vitória.
O Inmet aponta para um "grande perigo" de chuvas intensas e o alerta vale até as 11h. Ele mostra uma possibilidade de se ter uma chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, além de ventos superiores a 100 km/h.
"Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário", diz o alerta do Inmet.
Já o alerta do Inpe, classificado como aviso especial, cita um risco de chuvas intensas, com acumulados expressivos. Ele vale até 9h desta terça e abrange também cidades de Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro. Confira a lista de municípios capixabas incluídos:
A chegada de uma frente fria mudou o tempo no Estado nesse fim de semana, trazendo queda de temperatura e chuvas intensas em quase todas as regiões do Espírito Santo. O fenômeno foi impulsionado por um ciclone que se formou no Sul do Brasil e avançou para o alto mar.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta